Quem Somos?
O 5º de CAVALARIA!
Foi em Março de 1979, em Lamego, que por casualidade da vida militar se juntaram, na então, Escola de Formação de Sargentos um grupo de militares oriundos de Cavalaria a fim de frequentarem o 5º CFS.
Após vários meses de duras provas, tanto teóricas como práticas, apenas 7 conseguiram obter o passaporte para ingressarem na 2ª parte do acima referido curso.
Assim, em Setembro desse mesmo ano, os sete "aspirantes" a Sargentos do QP da Arma de Cavalaria apresentaram-se com armas e bagagens na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém.
E, é precisamente na casa mãe da Cavalaria que se dá inicio, no dia a dia, a um forte espirito de grupo que progressivamente marcará a nova geração de Sargentos da Arma.
Em 2 de Fevereiro de 1980, devidamente fardados, com o uniforme Nº1 e bota alta, são, os sete, promovidos ao posto de 2º Sargentos da Arma de Cavalaria.
Após um curto periodo na EPC, são então deslocados pelas unidades de Cavalaria: RCSM, RLL, RCB e RCE, onde com o seu brio cavaleiro desempenharam,e bem, as mais variadas missões, pelas quais foram devidamente reconhecidos pelos seus comandantes.
Mas apesar de separados pela distância uma coisa os aproximava: " O 5º de Cavalaria"!
Assim e com a concordância de todos, a data de 2 de Fevereiro foi considerada como a data do aniversário do Curso. Desde então no primeiro fim de semana do mês de Fevereiro de cada ano, os sete, as respectivas famílias e um grupo de civis obrigatoriamente "militarizados" pela sua assistência moral e não só, ao Curso, reunem-se algures pelo país fora e durante um dia ou um fim de semana matam saudades e aproveitam para colocar a escrita em dia. É assim desde 1980 e continuará a realizar-se até ao fim dos nossos dias.
O espirito do "5º de Cavalaria", não acabará com o nosso desaparecimento físico. Os nossos filhos, que nos acompanham alegremente nestas andanças saberão transmitir á sua geração, este espirito de união. Nós ficaremos então satisfeitos por ter conseguido entregar a carta a Garcia.