Convívio em Olivença 25-02-2017

28-02-2017 23:07

A 25 de Fevereiro de 2017, o Luís Saraiva e esposa brindaram o Curso com um excelente convívio por terras de Olivença para festejar mais um aniversário do 5º Cavalaria!

Fazemos parte de uma geração que foi educada na ideia de que "os espanhóis ficaram com Olivença" e que, da mesma maneira que hoje reivindicam Ceuta, Melilla e Gibraltar, os nossos direitos sobre Olivença continuam a ser indiscutíveis, até porque estão juridicamente mais protegidos.

Mas com toda a carga histórica que representa para a nossa Arma, a Unidade mais antiga do Exército Português ali nasceu e como alguém disse e que para a história do Regimento ficou perpetuado, “raramente se viu na guerra, conduta mais brilhante”…

Foi deste modo um convívio muito gratificante e devemos continuar a visitar Olivença, a passear por aquelas ruas onde já estivemos como nação, onde figuram testemunhos inapagáveis da nossa presença, como é o caso da bela Misericórdia.

E, já que por ali andamos, devemos ir um pouco adiante, ao caminho de Malos Passos, em Villanueva del Fresno,

ver o monumento aí erigido em honra da memória de Humberto Delgado e Arajaryr de Campos, barbaramente mortos pela PIDE, em 13 de fevereiro de 1965.

 

 SOLDADOS QUEM SOMOS ?

DRAGÕES DE OLIVENÇA !

ESPADAS AO ALTO !

À CARGA !

AO GALOPE, AO GALOPE, AO GALOPE !À CARGA !

 

—————

Voltar