39º almoço convivio do 5º Cavalaria!

19-03-2019 19:54

Mais um dia de excelente convívio do 5º de Cavalaria, este ano a cargo dos civis militarizados Feliz/Celeste e Fernando.

O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros foi o local escolhido para este salutar convívio! O ponto de encontro e partida para o acesso ao local idealizado pelos organizadores do evento, por incrível que possa parecer, foi junto a uma nascente de água salgada dando origem à única salina de água não marinha ainda a funcionar em Portugal, localizada em Fonte da Bica, Salinas, ou Marinhas de Sal, como também são conhecidas.

Depois foi subir à serra dos Candeeiros e saborear tanto a paisagem como a gastronomia. O restaurante Terra Chã, integrado numa paisagem de assombro. No alto, onde está, ressoa, de forma contínua mas não incomodativa, o som dos aerogeradores, mais lembrando um bordão musical a sublinhar a beleza ímpar daquele panorama. A sala de refeições ampla, sossegada e discreta do restaurante, tem grandes vidraças, em que se prende o olhar com um belo e repousante quadro natural, onde se pode acompanhar o pastor e o seu rebanho nas deambulações pelos pastos da serra.

Após o discurso de boas vindas do Fernando a todos os Cavaleiros, deu-se início ao rancho que começou com pão, azeitonas aromatizadas, queijo de cabra, morcela assada e moelinhas, que vêm à mesa e nunca se recusam, por serem do agrado geral. Depois seguiu-se o bacalhau assado na brasa com migas e com chícharos e, para terminar o prato mais emblemático, o cabrito serrano à Terra Chã, refeição sempre acompanhada com excelentes vinhos Tejo!

Após um excelente repasto e convívio a organização do evento procedeu á entrega de lembranças! De seguida foi o cantar dos parabéns no qual estiveram presentes as novas gerações, filhos e netos! Por último usou da palavra o Comandante em Chefe (Chefe de Curso) que em poucas palavras sintetizou a data de 16 de Março como a palavra passe para o 25 de Abril de 1974. Datas essas que representam a mudança e que tornaram possível a existência do 5º Cavalaria! Após a delegação de competências o Sargento de dia, Cebola Rodrigues lançou o grito da Cavalaria! Cumprindo a missão na perfeição!

De seguida, o Comandante em Chefe (Chefe de Curso), entregou a Bandeira para a realização do próximo convívio ao casal Fatinha e Cebola Rodrigues!

No final da cerimónia oficial, as tropas em parada deslocaram-se para nova posição de modo a usufruírem do ar puro do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros!

 Aí chegados instalaram-se em Gançaria! Depois de dominado o inimigo, e, consolidada a posição, soou o toque de recolher e cada um regressou á sua caserna!

Ao Passo...Ao trote...Ao Galope, Ao Galope, Ao Galope...À Cargaaaaaaaaaaaaaa!!!

—————

Voltar