31º Aniversário do 5º CFS - Cavalaria.

03-03-2010 14:40

Decorreu no fim de semana de 27 e 28 de Fevereiro em Lamego o 31º Aniversário do 5º CFS de Cavalaria cujo ponto alto foi o descerrar de uma placa comemorativa no Quartel de Santa Cruz. Junto se transcreve o discurso do Chefe de Curso na cerimónia:

 

 

"Exmo. Senhor 2º Cmdt. do CTOE.

Exmo. Senhor Sargento-Mor do CTOE

Minhas Senhoras

Camaradas do 5º Cavalaria

Passam praticamente 31 anos que pela primeira vez nos cruzamos com esta bela e austera cidade de Lamego.

Foi em Março de 1979 que por aqui chegamos para despoletar-mos um processo que deu origem a uma carreira dignificante.

Éramos 21 homens de armas, valentes cavaleiros prontos a afrontar tudo e todos para glorificar e elevar bem alto o nome da cavalaria portuguesa em mais um Curso de Formação de Sargentos, O 5º CFS.

Daqui, melhor dizendo, da Cruz Alta, apenas 7 foram eleitos. FOMOS NÓS. E por isso e para sempre somos e seremos conhecidos pelo 5º de Cavalaria.

Nunca esqueceremos a hospitalidade destas gentes humildes de Lamego e arredores. Nunca esqueceremos o Balsemão, as Meadas ou Lalim.

Para sempre guardaremos a história de Hipaminondas e aquela do Leão que apenas deixou as botas e comeu o resto. E porque não dizer que as coronhas das G3s também não resistiram às intempéries deste sangue em ebulição.

Enfim um amontoado de belas histórias vividas na primeira pessoa por estes bravos cavaleiros que agora aqui voltam para agradecerem o quanto aprenderam.

Lembras-te José Coelho, o quanto aprendemos juntos?

Sim, eu sei que te lembras e aonde estiveres a ouvir o meu discurso ainda mais te lembrarás daquilo que te dizia nas conversas que tínhamos aqui por estas vielas de Lamego.

Valeu a pena camarada!!!

Quase 31 um anos se passaram. Voltamos á origem.  

A vida militar deu-nos muitas alegrias. A bota alta, muita postura, a boina preta muito respeito. E quando alguém pergunta de que curso és? Respondemos com brio, somos do 5º de Cavalaria.

Podemos afirmar que fomos com o nosso olhar de águia a transição entre a velha e a nova classe de sargentos. Com a nossa coragem de leão enfrentamos todos os velhos do Restelo e com a rapidez do relâmpago avançamos e tomamos posições nunca antes sonhadas.

Hoje sonhamos com as cargas épicas dos velhos cavaleiros e com Mouzinho, nosso Patrono, ainda estamos prontos para combater nas velhas Chaimites, Panhards ou M47 e porque não também com o Ovar ou com a Pacata… Velhas histórias…

Quase 31 anos…

Uma vida… Filhos, netos… Uma geração que vai… uma geração que surge…

Mas sempre em mente… o espírito da Cavalaria…

“Pouco importa onde estás e em que função.

Pouca importa a feição que assume a luta

Importa sim que cumpras a missão.”

Ao passo, ao trote, ao galope, Á CARGA… Sempre 5º de Cavalaria.

Muito Obrigado a todos

Bem-haja"

 

—————

Voltar