Mais um dia para recordar com o 5º de Cavalaria por terras do Oeste!

07-03-2011 22:08

 

Decorreu mais um aniversário do 5º de Cavalaria, desta feita por terras do Oeste! Após a recepção e a ginja de honra em Amoreira-Óbidos seguiu-se a deslocação para o restaurante Rio Cortiço Lagoa onde decorreu o almoço comemorativo do 32º Aniversário do 5º CFS/Cavª. Sempre acompanhados pelo fenomenal espelho de água que é a Lagoa de Óbidos desgustamos e saboreamos uma excelente refeição, onde foi previligiada a gastronomia e os vinhos da região.

Findo o repasto, dedicamos parte da tarde a uma visita de âmbito cultural com a deslocação até aos Jardins de Eden, propriedade de J. Berardo e que por entre montes e vales, vinhas e sobreiros nos transmitem uma serenidade adequada a um dia tão cheio de emoções!

Não podiamos regressar a casa sem de novo saborear a tão afamada ginja de Óbidos e ainda tivemos tempo para fazer as nossas compras numa unidade de produção da mesma, a Frutóbidos.

Foi mais um dia de são convivio! Foi curto! Não tivemos tempo para colocar a escrita em dia mas já falta pouco para o próximo convivio!

Em conclusão deixo o discurso proferido pelo Chefe de Curso para encerrar os trabalhos do dia comemorativo do 32º Aniversário do 5º CFS/Cavª.

 

"Minhas Senhoras,

 Camaradas,

 Mais um ano se passou!

 Faz hoje precisamente 32 anos que entramos pela porta de armas do quartel da Cruz Alta.

 Éramos jovens! Com sangue na guelra! Cheios de vontade de triunfar! Sangue, suor e lágrimas foi o que nos estava reservado. Mas com dedicação atingimos o objectivo de regressar á nossa querida Arma, a Cavalaria! Fomos sete dos 21 iniciais que conseguimos desbravar o caminho e entregar a carta a Garcia!

 Passados estes anos todos, por veredas diferentes, atingimos o final da carreira. Dignificamos a arma que nos uniu e temos a consciência do dever cumprido. A idade não perdoa! Mas estamos bem cientes de que no passado, no presente e no futuro haverá sempre alguém que dirá que “saudades” do 5º de Cavalaria!

 Saudades pelas posições tomadas na dignificação da classe de Sargentos. Não podemos esquecer que o nosso curso foi a principal força na luta das novas gerações de sargentos na transição entre o velho espírito do sargento lateiro e do novo sargento que surgiu no pós 25 de Abril. Estamos orgulhosos pelo contributo que demos aos sargentos, á Arma e ao Exército!

 Estamos hoje aqui reunidos, perante esta majestosa e soberba paisagem onde este espelho de água que é de todos conhecido, a Lagoa de Óbidos, atravessa graves problemas ambientais. É tempo também, hoje, na sociedade civil tomarmos posições que contribuam para mudanças radicais que favoreçam as populações das áreas onde neste momento estamos a residir.

 Este será o contributo do 5º de Cavalaria na sua nova missão. Cidadão de Portugal com responsabilidades de outro âmbito mas conscientes que o país ainda precisa de nós, neste caso, sem farda. Estou ciente que mais uma vez faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para entregar nas mãos dos nossos filhos e netos um país melhor do que aquele que herdamos dos nossos pais.

 A todos, em meu nome e no da minha mulher o nosso muito obrigado pela vossa presença neste são convívio. Espero tenham apreciado a nossa escolha!

 Ao passo… ao trote… ao galope… Á Carga!!!

 

Sempre Cavalaria"

 

 

—————

Voltar