CONVIVIO 5º CAVALARIA – 07/02/2015

08-02-2015 21:15


Este ano, 2015, coube ao casal Vitorino, o Joaquim e a Clara, a organização do nosso convívio anual! Com o ponto de encontro marcado junto á casa mãe da Cavalaria, a nossa EPC!

Aproveitou-se para fazer uma visita às instalações da nossa eterna casa de onde saímos com as lágrimas nos olhos, ao verificar, in loco, o estado de degradação atingido pela incúria da Câmara Municipal de Santarém! Uma única palavra: VERGONHA!

Ser ribatejano é um estado de espirito e não há "religiões" sem os seus "templos" mais sagrados! Daí os nossos anfitriões terem escolhido a Taberna do Quinzena que é a catedral da boa comida tipicamente ribatejana desde há 139 anos e que agora está localizada no Hotel Santarém!

Com a presença de todos os elementos do 5º Cavalaria e civis militarizados, excepção feita ao nosso camarada José Coelho, já falecido, o convívio decorreu na perfeição, tanto no aspecto gastronómico como no da camaradagem!

Antes do partir do bolo e do grito da cavalaria, o nosso anfitrião dirigiu umas breves palavras a todos os presentes após as quais deu a palavra ao chefe de curso que também fez uma curta alocução!

" Camaradas e família do 5º Cavalaria!

Quero agradecer ao Vitorino e á Clara esta maravilhosa recepção em mais um dos nossos convívios! Foi excelente!

Quero saudar neste local e neste convívio, o 31 de Janeiro de 1891, que hoje está imortalizado como o dia nacional do Sargento!

Há 124 anos, por força do ultimato imposto pela coroa inglesa, o país estava numa situação de pré banca rota por incapacidade dos governos que se iam alternando entre os partidos regenerador e progressista. A situação do povo era de miséria, a insatisfação era total e impunha-se uma mudança profunda! Uma situação parecida com os dias de hoje onde o Diktak é alemão, do FMI e do BCE!

A situação que enfrentamos nos dias de hoje é um atentado a todos os direitos adquiridos no pós 25 de Abril de 1974 pela família militar nomeadamente
no que se refere ao ensino, apoio á saúde, promoções, reserva, regulamento
militar e muitos outros aspectos que não vou estar a enumerar mas que todos
sentem diariamente! Não foi para sofrer este vexame que os militares e os de
Cavalaria participaram na madrugada libertadora de 25 de Abril com o nosso
saudoso Salgueiro Maia!

É tempo de mudança! De dizer basta! É tempo de correr com esta corja que nos está a levar para o abismo e para o fim da nossa soberania como nação!

Os homens dividem-se em dois grupos: Os que têm a coragem de seguir em frente e fazer alguma coisa, e os que seguem atrás, a criticar!
Sigamos então na frente e tenhamos a coragem de içar de novo a bandeira a
exemplo de Mouzinho e de Maia!

Viva o 5º Cavalaria!

Viva a Cavalaria Portuguesa!

Viva Portugal"


—————

Voltar