33º Aniversário do 5º de Cavalaria. - 04/02/12 - Santarém.

12-02-2012 15:32

Decorreu no dia 4 de Fevereiro em Santarém, o 33º Convivio do 5º de Cavalaria. A organização deste ano foi da responsabilidade do casal Joaquim e Celeste Féliz que nos apresentaram um excelente programa que passo a descrever:

12.30h - Recepção dos elementos do grupo, em frente à Porta de Armas da EPC, com brinde à Cavalaria.

13.00h - Partida para o almoço, no Restaurante Adiafa, junto à Praça de Touros de Santarém, com uma ementa típica de comida ribatejana.

             - Discurso de agradecimento da Organização.

             - Apresentação dos pedaços das notas "rasgadas".

             - Discurso do chefe de 5º CFS/CAV.

16.00h - Visita ao Convento de S. Francisco.

19.30h - Lanche surpresa.

24.00h - Adeus, até para o ano! Á Carga. Á Carga. Á Carga... podem partir!

 

Discurso do Chefe de Curso

 

Amigos do 5º de Cavalaria!

Mais um ano se passou! E, se no ano transacto estivemos reunidos à beira da Lagoa de Óbidos num ambiente de sonho, hoje, encontramo-nos nesta maravilhosa cidade de Santarém, capital do gótico em Portugal!

Voltamos á terra que nos viu nascer Sargentos! Mas infelizmente falta-nos uma coisa muito importante: A nossa casa! A casa da Cavalaria! A E.P.C.!

Foi com tristeza que olhei para aquelas paredes nuas e para a porta de Armas, que tantas vezes cruzamos, agora fechada! Podem deslocar a Escola para onde o entenderem mas fica sempre na nossa memória e corações a sua ligação a esta cidade, Santarém!

Foram anos inesquecíveis! Muito trabalho! Grandes amizades consolidades! Mas valeu a pena!

Mongua e Chaimite, dois feitos gloriosos do nosso Patrono Mousinho, foram imortalizados nas duas paradas que todos os dias percorriamos durante o tempo em que permanecemos na nossa Escola.

Feitos que mais tarde outros continuaram e com os quais devolveram a liberdade ao povo português em 25 de Abril de 1974. Refiro-me aquele grande militar de Cavalaria, oficial e amigo, Salgueiro Maia. Homem íntrego, militar exemplar que todos nós conheciamos e que com ele partilhamos bastantes serviços de sargento de dia ou da guarda nesta nossa casa|

Também nós herdamos a fibra de Mousinho e Maia! Também nós espalhamos e defendemos o ideal de ser Cavaleiros! Quem esqueceu as lutas que travamos durante o nosso curso! Ainda temos bem presente todas as batalhas de Santa Margarida, onde os "velhos do restelo" tentaram espezinhar a juventude esclarecida que nós representavamos! Em todas estas lutas, saímos vencedores e grangeamos a estima de todos!

Somos o 5º de Cavalaria! Temos orgulho de pertencer a esta histórica e nobre Arma! Temos orgulho do legado que deixamos ás novas gerações da Arma e do Exército!

 

Amigos e camaradas do 5º Cavalaria!

 

Ao fim de quase quarenta anos de democracia, preocupa-me que o país em que vivo seja consequência dos actos de uma enorme quantidade de personagens medíocres que nos têm governado.

É evidente que Cavaco Silva terá direito a mais páginas nos livros de História do que Salgueiro Maia e isso será sempre para mim a prova de que é dos fracos que reza a História, porque não há comparação possível entre a generosidade nobre de um homem que não se aproveitou da revolução que fez e a pequenez de um economista cuja visão não vai além das parvoíces que frequentemente profere, como foi o caso recente das declarações sobre as suas próprias dificuldades financeiras, declarações que envergonham quem fosse capaz de sentir vergonha!

Nesta data e aqui em Santarém, apetece-me citar, para terminar, Salgueiro Maia na madrugada de 25 de Abril de 1974 na Parada Mongua:

" Meus senhores, como todos sabemos, há diversas modalidades de estado! Os Estados Sociais, os Corporativos e o estado a que chegamos. Ora esta noite, vamos acabar com o estado a que chegamos..."

 

Ao passo...Ao trote...Ao galope...Á Carga!

Viva o 5º de Cavalaria!

Viva a Cavalaria Portuguesa!

Viva Portugal! 

 

 

 

 

—————

Voltar